sexta-feira, 17 de abril de 2009

Eu vou à Flur no RECORD STORE DAY



A FLUR aderiu este ano à iniciativa Record Store Day que comemora, no dia 18 de Abril, em várias partes do mundo, o Dia das Lojas de Discos.

Eu, deste dia, gosto. Não é um dia mundial de qualquer coisa, nem é o dia de comemorar nenhum tipo de doença. É apenas o dia para "uma imensa minoria" lembrar, como costumo dizer, o(s) sítio(s) onde vamos matar o vício (ver, ouvir e comprar discos), ou seja as lojas de discos, autênticos locais de culto, digo eu.

Mas também não é um bom sinal. Parece-me que, como alguns outros dias comemorativos, possamos estar a assistir a mais um tipo de lojas em vias de extinção. Longe vá o agoiro pois precisamos que a Flur e a Symbiose em Lisboa e algumas outras no resto do país (estou a lembrar-me por exemplo da Almedina em Coimbra e da Matéria Prima no Porto) sobrevivam à crise e às novas tendências do mercado, leia-se internet.

Esta paixão/amor à música e aos discos começou há cerca de 30 anos, na altura com o indispensável impulso da Rádio. Para quem vivia na província, como eu, era o único meio de nos chegarem os novos sons.

Hoje, 30 anos passados, já consegui passar este legado aos meus filhos, ou seja, o "ship" da música e dos discos.

Por tudo isto, amanhã, faça chuva ou faça sol, vou levar a minha família, a Xana o Simão e o Tomás (estes com 20 e 15 anos, respectivamente) e vamos até lá antes que desapareçam duma vez por todas as lojas onde se vendem discos fisicamente.

É também uma oportunidade para que eles possam contar, 1º aos meus netos e mais tarde aos netos deles, que em 2009 havia lojas fantásticas como as já citadas e que conjuntamente com algumas rádios (Oxigénio e Radar principalmente), conseguiam fazer com que as vidas de alguns milhares desta "imensa minoria" que somos, seja mais feliz, muitos dias desta nossa vida.


Junto o link com o programa das festas na Flur para quem quiser e puder aparecer.
http://blog.flur.pt/2009/04/10/flur-celebra-record-store-day-2009-rsd09/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores