quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ler...para olhar com o olhar do outro e, assim, nos tornarmos mais tolerantes, mais humanos

Para Galeno Amorim, escritor e jornalista brasileiro, "é fundamental ler, não importa o suporte. Ler (ou ouvir ou tactear!) livros, revistas, jornais, histórias aos quadradinhos, tudo. Mas, sobretudo, ler literatura, nos seus mais diferentes géneros".

Diz ainda sobre as Virtudes da leitura: "Ler para ampliar o próprio universo, para se apropriar do conhecimento universal. Para desenvolver a inteligência, mas, principalmente, para olhar com o olhar do outro e, assim, se tornar mais tolerante, mais humano. Nos países pobres ou em desenvolvimento, ler é fundamental como meio de promover a cidadania."

in PÚBLICO on line desta manhã

Este e outros especialistas participam no congresso internacional com o tema «Formar Leitores para Ler o Mundo» que decorrerá hoje e amanhã na Gulbenkian, em Lisboa.

Aqui está um assunto que justificaria dois ou três debates, na televisão pública, tal a importância do mesmo. Fico curioso sobre a cobertura e os minutos que os nossos media vão "gastar" com o acontecimento e toda esta temática.

É urgente que os nossos jovens leiam, leiam, e leiam. Por todos os motivos e mais alguns, mas também, como refere Galeno Amorim "para olhar com o olhar do outro".

Sem dúvida uma das expressões mais lúcidas e belas que alguma vez li.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores